Talvez a letra dessa música defina quase completamente o Rio de Janeiro, uma cidade de tamanho contraste, onde de fato, a beleza e o caos se confundem.
No exterior, quando se fala em Brasil, todos lembram do cristo de braços abertos, e a cidade maravilhosa.
O Rio é realmente uma belíssima cidade. A vista do mar e o pão de açúcar é maravilhosa.
As zonas nobres do Rio, a praia de ipanema, o calçadão em copacabana, os arcos da lapa, entre tantas outras belezas, sem contar a cultura carioca, que muito demonstra a real cultura brasileira.
Toda essa vista seria o purgatório da beleza, se não fosse o fato de olharmos para trás e nos depararmos com um amontodao de barracos que sobe o morro, no caso, o caos desse purgatório.
O caos não está na visão, ou no tamanho contraste que os olhos veem. Agora, em tempos de uma verdadeira guerra, vemos que o caos da favela não era um conjunto de tudo, mas uma verdadeira opressão sobre os moradores, que hoje escrevem dezenas de bilhetes agradecendo à polícia e inclusive fazendo denuncias, apontando os lugares exatos onde encontrar armas, drogas ou algum traficante.
Hoje falamos nisso e fazemos piadas, mas a realidade lá é outra, sentir na pele uma zona de guerra e ter a cabeça alvo de uma bala perdida é tenso!
Mesmo sendo louvável a iniciativa e a tomada do morro pelos militares, depois que assisti Tropa de Elite 1 e 2, sempre acho que tem "caroço debaixo desse angu".
Muita droga foi apreendida e armas de grosso calibre e isso quebra o tráfico e o crime.
Essa reação do estado já deveria ter acontecido há muito tempo e um fator muito importante ainda martela...É fato que todos se alimentam do tráfico, TODOS!
Tem muita coisa que a TV não mostra, muita carnificina. A guerra no Rio mata mais pessoas do que os conflitos no oriente médio!
"Terra da liberdade, e
Balas perdidas nunca tocam nossas ruas
Pra mim parece que as pessoas não saibam o tamanho do
envolvimento
As coisas não são o que parecem
Debaixo da besta, não está limpo
Mas nós apoiamos os líderes que usam mídia, para
fazê-los parecerem limpos.
Eu preciso de paz no tempo de guerra."
(tradução da música Peace in a time of War de Soldiers of Jah Army)
__________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário